1/?

Você é Vítima de Gaslighting?

Gaslighting é uma técnica de controle psicológico onde o abusador compromete a percepção de realidade da vítima. Quando alguém faz gaslighting com você, você duvida tanto de sua sanidade quanto de suas memórias de acontecimentos recentes. Além disso, você é incentivado a se culpar e acreditar ser sensível demais ou estar imaginando coisas.

Você já passou por essa situação descrita acima? Já se sentiu pequeno e intimidado ao lado de alguém? Ou você desconfia que possa estar fazendo gaslighting com alguém sem saber? Então responda o questionário e descubra!

Aviso: Responda às questões com sinceridade e tendo em mente uma pessoa em específico. Caso queira analisar mais de uma pessoa, repita o teste para cada uma delas.

Instruções

Após realizar o teste, siga estas instruções para interpretar seu resultado. Sua localização no quadro representa sua situação atual, conforme descrito abaixo:

Canto superior direito: Você está sendo vítima de gaslighting. Você já começou a sentir que não é mais a mesma pessoa de antes, se tornando assim mais ansioso e inseguro. Felizmente, você ainda pode sair dessa situação agora que tem conhecimento dela. Busque mais informação sobre o assunto e formas de como sair do controle de seu abusador.

Canto superior esquerdo: Você é resiliente e mantém relacionamentos saudáveis. Portanto, se alguém tentar fazer gaslighting com você, você é capaz de se proteger. Saber mais sobre o assunto poderá te deixar ainda mais blindado contra esse tipo de abuso!

Canto inferior esquerdo: Você não está sendo vítima de gaslighting, mas você de tempos em tempos fica vulnerável por conta de seu lado sensível e empático. Isso pode fazer com que você se sinta no papel de salvador numa relação. Se uma pessoa narcisista te definir como alvo, você está sujeito a sofrer gaslighting e não conseguir sair, portanto, saiba mais sobre o assunto para identificar os padrões dos abusadores.

Canto inferior direito: Você está sendo vítima de gaslighting e, pelo visto, já faz bastante tempo. Você frequentemente duvida de seus julgamentos e não sabe por quê. Além disso, parece que você não é capaz de se proteger de ser emocionalmente abusado e não consegue encontrar uma saída para essa situação. Busque mais conhecimento sobre o assunto e, preferencialmente, ajuda profissional.

Dúvidas Frequentes:

O que é gaslighting?

Gaslighting é um tipo de abuso emocional que faz a vítima questionar suas percepções da realidade. Com o tempo, essa manipulação pode acabar com a auto-estima e confiança da pessoa, que assim passa a confiar e depender totalmente de seu abusador.

Gaslighting é intencional?

Geralmente sim, mas nem sempre. Gaslighting pode não ser intencional, por exemplo, quando uma pessoa quer fugir da responsabilidade por um erro ou encobrir um caso extraconjugal, uso de drogas ou algo do gênero.

Por que uma pessoa faz gaslighting?

O motivo mais comum é o desejo de controlar o outro. O abusador geralmente é uma pessoa narcisista.

Quais são os perigos do gaslighting para sua saúde mental?

A exposição prolongada ao gaslighting aumenta em muito a chance de desenvolver ansiedade, depressão, consumo de drogas e pode levar até mesmo ao suicídio.

É possível sobrer gaslighting pela internet?

Sim. Em praticamente qualquer forma de relação é possível cometer gaslighting, que cometido pela internet pode ser tão nocivo quanto no mundo real.

Que tipo de gente está sujeita a sofrer gaslighting?

Qualquer um que se relacione com uma pessoa narcisista está sujeita, mesmo quem já teve alguma experiência passada ou conheça sobre o assunto.

Como se livrar do gaslighting?

Se você estiver sofrendo gaslighting, é indicado seguir os passos abaixo:

  1. Respire fundo e se afaste da cena do conflito de forma pacífica.
  2. Mantenha um diário e salve o histórico de conversas para conferir posteriormente quando estiver se questionando.
  3. Defina limites e deixe claro que não permite que a pessoa rejeite ou ridicularize o que você tiver para dizer.
  4. Converse sobre o que está passando com alguém que seja de confiança, e que não seja um amigo do abusador. A perspectiva de um olhar externo pode ser bem esclarecedora para você.

Se esses passos não derem certo, deixe o abusador, saia dessa relação tóxica e busque ajuda profissional.

Como posso me proteger de gaslighting?

Você não pode impedir alguém de fazer gaslighting com você, mas pode não cair nele se souber como reagir. Busque mais informação sobre o assunto para identificar os padrões dos abusadores, assim, você perceberá quando alguém tentar fazer gaslighting com você. E, ao se dar conta disso, afaste-se física e mentalmente do abusador, e não tente mudar, ajudar ou salvá-lo. Esse tipo de abusadores jamais se responsabilizarão por seu comportamento tóxico e não estão dispostos a mudar.

[ Autoconhecimento ]
Seu resultado é...

Para ver como outras pessoas foram neste teste, siga nossa página no Facebook

Tente novamente