Para ver como outras pessoas foram neste teste, siga nossa página no Facebook
Gaslighting é uma técnica de controle psicológico onde o abusador compromete a percepção de realidade da vítima. Quando alguém faz gaslighting com você, você duvida tanto de sua sanidade quanto de suas memórias de acontecimentos recentes. Além disso, você é incentivado a se culpar e acreditar ser sensível demais ou estar imaginando coisas.
Você já passou por essa situação descrita acima? Já se sentiu pequeno e intimidado ao lado de alguém? Ou você desconfia que possa estar fazendo gaslighting com alguém sem saber? Então responda o questionário e descubra!
Aviso: Responda às questões com sinceridade e tendo em mente uma pessoa em específico. Caso queira analisar mais de uma pessoa, repita o teste para cada uma delas.
Após realizar o teste, siga estas instruções para interpretar seu resultado. Sua localização no quadro representa sua situação atual, conforme descrito abaixo:
Gaslighting é um tipo de abuso emocional que faz a vítima questionar suas percepções da realidade. Com o tempo, essa manipulação pode acabar com a auto-estima e confiança da pessoa, que assim passa a confiar e depender totalmente de seu abusador.
Geralmente sim, mas nem sempre. Gaslighting pode não ser intencional, por exemplo, quando uma pessoa quer fugir da responsabilidade por um erro ou encobrir um caso extraconjugal, uso de drogas ou algo do gênero.
O motivo mais comum é o desejo de controlar o outro. O abusador geralmente é uma pessoa narcisista.
A exposição prolongada ao gaslighting aumenta em muito a chance de desenvolver ansiedade, depressão, consumo de drogas e pode levar até mesmo ao suicídio.
Sim. Em praticamente qualquer forma de relação é possível cometer gaslighting, que cometido pela internet pode ser tão nocivo quanto no mundo real.
Qualquer um que se relacione com uma pessoa narcisista está sujeita, mesmo quem já teve alguma experiência passada ou conheça sobre o assunto.
Se você estiver sofrendo gaslighting, é indicado seguir os passos abaixo:
Se esses passos não derem certo, deixe o abusador, saia dessa relação tóxica e busque ajuda profissional.
Você não pode impedir alguém de fazer gaslighting com você, mas pode não cair nele se souber como reagir. Busque mais informação sobre o assunto para identificar os padrões dos abusadores, assim, você perceberá quando alguém tentar fazer gaslighting com você. E, ao se dar conta disso, afaste-se física e mentalmente do abusador, e não tente mudar, ajudar ou salvá-lo. Esse tipo de abusadores jamais se responsabilizarão por seu comportamento tóxico e não estão dispostos a mudar.
Para ver como outras pessoas foram neste teste, siga nossa página no Facebook