1/?

Teste de Personalidade do Eneagrama

O Eneagrama é um teste psicológico que descreve as mais diversas personalidades humanas em nove tipos. Recentemente, ganhou popularidade tanto no mundo da espiritualidade quanto dos negócios.

Com esse teste você vai descobrir sua personalidade através de seu crescimento pessoal, profissional, social e amoroso. Você pode se desenvolver sua personalidade descobrindo novos potenciais.

[ Autoconhecimento ]
123456789

Tipo 1 - O Perfeccionista

Personalidade amante da perfeição

Qualidades: você nunca abre mão de seus princípios e faz de tudo pela perfeição. Essas qualidades fazem com que se destaque dos demais, e sempre encontre motivação e inspiração para seguir adiante. Isso te faz um líder nato em seus grupos.

Defeitos: você negligencia suas necessidades emocionais porque seu coração está sempre lutando pelo que acredita. Quando está sob estresse, se distancia de seu ideal.

Possível causa ter que ser perfeito

Você teve pais muito rígidos, e por ter necessitado da aprovação deles para não ser punido, hoje trata a si mesmo de forma muito dura. Você se culpa e sente raiva quando não consegue alcançar suas expectativas, como se tivesse falhado com as expectativas de seus pais.

Relacionamentos amorosos

No que se refere a relacionamentos, você tem os padrões mais altos. Além disso, deseja moldar a si mesmo e a outra pessoa a seu ideal de casal perfeito.

Quando solteiro, não quer saber de relacionamento, talvez por não crer que alguém vá te querer com todos os seus defeitos. Pode ser também que você é que não aceite as pessoas por seus defeitos.

Em um relacionamento, corre o risco de ser racional e objetivo demais, o que pode gerar uma barreira entre você e a outra pessoa. Além disso, sempre criticar e apontar os defeitos dela pode levar a tensões e fazer ela a perder o interesse.

Conselho

Você precisa de uma pessoa atenciosa e motivadora, que reconheça suas contribuições e admire sua personalidade. Isso te daria mais confiança e paciência nos relacionamentos. Pare de reclamar da outra pessoa e encontre algo admirável nela, mas antes de aceitar outra pessoa, é preciso aprender a aceitar a si mesmo.

Ambiente de trabalho

Você tem seus próprios parâmetros para garantir uma alta eficiência em suas tarefas. No trabalho em equipe, você exige dos outros tanto quanto exige de si mesmo, o que pode te levar a ser visto como uma pessoa difícil de lidar e colaborar. Além disso, dar muita atenção a detalhes pode atrapalhar seu desempenho.

Conselho

Quando planejar seu cronograma, reserve um tempo para a reflexão. Tente ouvir as opiniões de seus colegas e superiores, e mesmo se discordar do que disserem, não discuta. Tente dar menos atenção aos detalhes para conseguir trabalhar melhor em equipe e não imponha aos outros seus próprios padrões.

Tipos correspondentes na Tipologia de Myers-Briggs

Faça aqui o teste da Tipologia Myers-Briggs

INTJ, ISTJ, ENTJ, ISFJ, ISTP

Você é uma pessoa muito detalhista e racional, podendo se destacar na área de finanças e tecnologia. Analista financeiro, programador, e desenvolvedor de produtos, por exemplo. Por ser responsável e confiável, pode se dar bem também trabalhando com contabilidade, medicina ou educação.

Relações sociais

Você não gosta de coisas sem sentido, por isso quem não te conhece te considera muito rígido e inacessível. Por outro lado, seus amigos de verdade sabem que você é sincero e autêntico. Em suas relações sociais, costuma reclamar e tentar mudar os outros, o que é sua forma de lidar com seu próprio senso crítico, mas faz com que as pessoas se sintam amarradas na sua companhia.

Conselho

Você precisa entender que o mundo não é preto no branco e que num relacionamento não há certo e errado, o que há é confiança um no outro. Enxergue as coisas pela visão das outras pessoas e pense mais nos sentimentos delas. Por exemplo, não critique alguém em público, faça isso em particular e a pessoas vão levar suas opiniões mais em consideração.

Citação de uma pessoa famosa que pertence a esse tipo:

"Felicidade é quando o que pensa, o que diz e o que faz estão em harmonia" (Mahatma Gandhi)

Sua visão sobre as outras personalidades:

  • Tipo 2: são bons para identificar minhas necessidades, mas estão sempre tentando agradar a todo mundo;
  • Tipo 3: são ambiciosos como eu, mas se deixam levar por qualquer coisa;
  • Tipo 4: são admiráveis por seu talento artístico, mas eles são muito temperamentais e egoístas;
  • Tipo 5: são inteligentes e possuem grande conhecimento, mas não são bons em executar e colaborar;
  • Tipo 6: são ótimos para trabalhar em grupo, mas tem baixa auto-estima e tem medo de críticas;
  • Tipo 7: são flexíveis e trabalham duro, mas sem paciência acabam sempre desistindo no meio do caminho;
  • Tipo 8: são inspiradores, mas imprudentes e nunca dão ouvido às pessoas;
  • Tipo 9: são mente aberta, mas evitam as dificuldades — falta a eles coragem para enfrentar os problemas.

Estados emocionais

  • Estado negativo: você se torna presunçoso e irracional em busca da perfeição;
  • Estado habitual: você está sempre frustrado e se deprime pelas coisas não estarem do seu jeito;
  • Estado ideal: você defende seus princípios, é responsável e descobre grandes estratégias no trabalho.

Caminho da perdição - Tipo 4

Ser dominado pelas emoções

Quando você tenta se livrar das frustrações da vida, abandona seus princípios, o que o leva ao menosprezo. Você se torna negativo e pessimista, sua personalidade é destruída.

Caminho da salvação - Tipo 7

Aceitar suas imperfeições

Quando você conseguir relaxar sua mente, poderá perseguir seus ideais com mais flexibilidade. Esteja disposto a expressar suas emoções e curtir a vida.

Tipo 2 - O Ajudante

Personalidade aquele que se doa

Qualidades: você é apaixonado, amoroso, sensível às necessidades alheias, se lembra do que as pessoas gostam e está sempre disposto a ajudar. Por isso, as pessoas te adoram.

Defeitos: você sempre coloca a necessidade das outras pessoas à frente das suas por medo de ser esquecido ou rejeitado. Quando não recebe a aprovação ou reconhecimento das pessoas para as quais se doa, se frustra profundamente, fica deprimido e deixa de ver sentido em sua existência.

Possível causa ser responsável pelos pais

Desde criança, você sempre foi ótimo em observar o humor das pessoas. Sendo gentil, obediente e solícito, age conforme as necessidades de sua família. Isso pode ter se dado por sentir que seus pais precisavam de você, então começou a assumir e acumular responsabilidades. Pode ser também por não ter recebido muita atenção deles, tentando assim conquistar seu interesse.

Relacionamentos amorosos

Você sacrifica qualquer coisa pelas pessoas a seu redor, e acredita que amor é algo que primeiro se dá para depois receber. Também deseja sempre ser necessário.

Quando solteiro, julga que não vale a pena se doar, por isso hesita em se comprometer em um relacionamento. Chega um momento onde a relação fica ambígua e a outra pessoa pode te deixar, julgando que sua generosidade é uma tentativa de comprar ela.

Em um relacionamento, você tenta se moldar para agradar à outra pessoa por medo de ser deixado. Se ela captar seus sinais, provavelmente será usado por se ocupar demais com a vida dela. Isso pode também fazer a pessoa se sentir sufocada.

Conselho

Encontre alguém que te entenda e admire como você é, isso te fará sentir seguro e encorajado para aprender a expressar suas necessidades. Se a outra pessoa não estiver sempre demonstrando seus sentimentos por você, não fique chateado. Mais do que demonstrar seu amor pelos outros, é preciso amar a si mesmo e aprender a receber.

Ambiente de trabalho

Trabalhando em grupo, você se realiza mais ajudando alguém a ter sucesso do que se destacar você mesmo. Na posição de líder, cria um ambiente acolhedor para seus subordinados. Só tente não invadir a privacidade das pessoas sendo curioso demais.

Conselho

No ambiente de trabalho, não se deixe levar pelas emoções, pois se as relações ficarem muito pessoais vão tirar seu foco do trabalho. Lembre-se de ser discreto, afinal, sendo uma pessoa comunicativa, você fala mais do que devia e arruma problema. Conheça a si mesmo e seja sincero, não subestime e nem superestime sua importância.

Tipos correspondentes na Tipologia de Myers-Briggs

Faça aqui o teste da Tipologia Myers-Briggs

ESFJ, ENFJ, ESFP, ENFP

Você se daria bem em trabalhos de lidar com pessoas, como recursos humanos e serviço de consultoria. Por ser dinâmico, aberto a possibilidades e gostar de explorar coisas novas, se daria bem também trabalhando na Internet ou em áreas relacionadas a design e arte.

Relações sociais

Você sabe tudo que as pessoas gostam e o que não gostam, chegando a atender a necessidade de alguém antes mesmo dele pedir. Isso te faz popular em seus círculos sociais, mas também é desgastante. Além disso, pode te levar a deixar de lado quem você realmente é e ser visto como falso.

Conselho

Se sua preocupação é ser substituído, você precisa entrar em contato com seu verdadeiro eu. Ao invés de ser personagens para os outros, seja você mesmo — isso fará maravilhas a sua autoestima. Não precisa suprir todas as necessidades da outra pessoa para ter um relacionamento feliz.

Citação de uma pessoa famosa que pertence a esse tipo:

"Faça apenas o que seu coração manda" (Princesa Diana)

Sua visão sobre as outras personalidades:

  • Tipo 1: são organizados, honestos e confiáveis, mas são muito duros com os outros e não tem empatia;
  • Tipo 3: são dedicados e trabalham duro, mas não conseguem admitir seus erros e receber críticas;
  • Tipo 4: são observadores e entendem as dores das pessoas, mas são arrogantes e antissociais;
  • Tipo 5: são sábios e têm atitude, mas são frios e difíceis de lidar;
  • Tipo 6: são ótimos ouvintes, mas são céticos e muito questionadores;
  • Tipo 7: são esforçados e positivos, mas não são consistentes, é complicado trabalhar com eles;
  • Tipo 8: são muito justos e ficam do lado do mais fraco, mas são controladores;
  • Tipo 9: são gentis e dispostos a se sacrificar pelos outros, mas indecisos diante de escolhas importantes.

Estados emocionais

  • Estado negativo: você cobre seu vazio interior com uma cordialidade superficial;
  • Estado habitual: você é possessivo e faz de tudo para agradar à pessoa por atenção;
  • Estado ideal: você é carinhoso, solícito, otimista e entusiasmado.

Caminho da perdição - Tipo 8

Desejar controle total

Quando deseja ser sempre necessário às pessoas, na verdade, seu desejo é controlar elas. Você toma como uma ofensa quando alguém rejeita sua generosidade, podendo chegar a se tornar agressivo.

Caminho da salvação - Tipo 4

Enfrentar seu lado pessimista

Quando entrar em contato com suas próprias emoções e aceitar seu lado sombrio, você conseguirá expressar seu amor mais positivamente. Além disso, não tente agradar a todo mundo, em vez disso, foque em tomar as decisões certas.

Tipo 3 - O Conquistador

Personalidade porta-voz do sucesso

Qualidades: você é considerado pelas pessoas um vencedor na vida. Possuidor de uma determinação extraordinária, quando bota uma coisa na cabeça, faz de tudo para conquistar a prosperidade e o reconhecimento.

Defeitos: você está sempre ocupado com a criação de uma imagem otimista e bem-sucedida, escondendo seus defeitos e fracassos. Além disso, você negligencia suas carências emocionais se mantendo sempre ocupado.

Possível causa crer que o vencedor leva tudo

Competitivo desde pequeno, pode ter sido fruto de uma infância com muitos irmãos, precisando assim sempre se destacar dos demais pela atenção dos pais. Pode ser também por ter crescido idolatrando pais bem sucedidos e querendo ser como eles. Você acumula conquistas que possam comprovar sua grandeza.

Relacionamentos amorosos

Entre trabalho e amor, você tende a escolher a primeira opção. Por focar tanto em passar a imagem do companheiro perfeito, você deixa de lado o convívio saudável com a pessoa.

Quando solteiro, você foca tanto em sua carreira que nem tem tempo para relacionamentos. Mesmo encontros considera uma perda de tempo.

Em um relacionamento, você está sempre garantindo que ele seja prático. Só se relaciona com alguém que possa te auxiliar em sua carreira ou em quem reconheça valores. Para você, ser bem-sucedido é a melhor forma de retribuir à pessoa, o que te leva a trabalhar ainda mais e negligenciar as necessidades dela.

Conselho

Seu par perfeito tem que ser alguém que cuide de você, te dê apoio total e te conforte quando estiver para baixo. Saiba que a outra pessoa não está ao seu lado pelo seu sucesso, então é importante investir tempo e esforço no relacionamento. Dar uma volta por aí juntos ou um jantar a dois, por exemplo, ajudará muito a manter o relacionamento.

Ambiente de trabalho

Metas desafiadoras podem despertar sua paixão e seus talentos pelo trabalho. Dando duro para fazer as coisas acontecerem, você acredita na sua capacidade acima de tudo e leva sua equipe a alcançar suas metas com eficiência. Entretanto, apressar o sucesso pode te custar caro.

Conselho

No trabalho, sua vontade de vencer estimula os outros a se esforçarem mais. No entanto, isso pode facilmente levar a competição tóxica e acabar com a atmosfera da equipe. Busque desenvolver suas próprias habilidades em vez de estimular a competição, até para poder também agregar ao grupo.

Tipos correspondentes na Tipologia de Myers-Briggs

Faça aqui o teste da Tipologia Myers-Briggs

ESTJ, ENTJ, ESTP, ENTP

Trabalhos que envolvem autoridade e riscos te atraem, como ser investidor ou analista econômico. Além disso, por levar jeito com trabalhos práticos, você pode se dar bem em áreas como engenharia e direito.

Relações sociais

Você possui uma aura vencedora que atrai tanto admiradores quanto inimigos, seu círculo social é repleto de pessoas muito bem sucedidas. Socialização para você não é fazer amigos, mas contatos. Além disso, por gostar de se comparar com os outros, tende a inferiorizar as pessoas, o que pode afastar elas.

Conselho

Você pode acabar se perdendo na criação da imagem de sucesso que cria para si mesmo. Sem ela você desaba. Abandone seu constante juízo de valor e prestar atenção em seus sentimentos. Trate as pessoas a seu redor de igual para igual e elas vão te admirar ainda mais.

Citação de uma pessoa famosa que pertence a esse tipo:

"Eu sou apaixonado por aprender, sou apaixonado pela vida" (Tom Cruise)

Sua visão sobre as outras personalidades:

  • Tipo 1: são ambiciosos e tem princípios, mas não toleram os defeitos das pessoas, por menores que sejam;
  • Tipo 2: são simpáticos e zelosos, mas se metem muito no que não é da conta deles;
  • Tipo 4: são estilosos, mas não suporto o lado temperamental deles;
  • Tipo 5: são bons observadores e têm perspectivas únicas, mas falam muito e agem pouco;
  • Tipo 6: são honestos, confiáveis e bons em seguir ordens, mas se preocupam demais com as consequências;
  • Tipo 7: são cheios de energia e contagiam aqueles ao redor, mas são descuidados e desorganizados;
  • Tipo 8: são ambiciosos e, assim como eu, desejam o sucesso, mas são muito controladores;
  • Tipo 9: conseguem entender meu mundo, mas por não ter opinião própria, não ajudam em minhas tomadas de decisão.

Estados emocionais

  • Estado negativo: você fica ofendido se não receber a aprovação dos outros;
  • Estado habitual: você reprime seus sentimentos em prol da sua fachada de sucesso;
  • Estado ideal: você desenvolve suas habilidades e motiva as pessoas a darem seu melhor.

Caminho da perdição - Tipo 9

Temer a rejeição

Quando você deixa suas ambições de lado tentando relaxar, acaba ficando ainda mais estressado. Ficar pelos cantos sem ser notado suga sua motivação de viver.

Caminho da salvação - Tipo 6

Encarar a si mesmo

Quando você perceber que seu verdadeiro eu é mais importante que sua imagem, descobrirá ser mais admirado do que imagina.

Tipo 4 - O Romântico

Personalidade romântico melancólico

Qualidades: você tem uma queda pelo romantismo, bom gosto e é um artista nato. Dotado de sua visão de mundo única, você a aplica a todas as áreas de sua vida.

Defeitos: você foca nas coisas ruins e a melancolia está sempre presente em sua vida. Vivendo uma fantasia, você se apega a seus arrependimentos e insiste no inalcançável.

Possível causa ter sido abandonado na infância

Você provavelmente veio de uma família disfuncional onde não se dava bem com seus pais ou eles eram ausentes. Ressentido, talvez desejasse um relacionamento próximo com eles, mas nunca tenha tido chance. Sem ter como mudar essa situação, você se tornou defensivo e passou a afastar as pessoas.

Relacionamentos amorosos

Você busca pela sua alma gêmea toda sua vida, mas na primeira falha da pessoa já começa a se perguntar se ela realmente é a pessoa certa para você. Isso te leva a descartar a possibilidade de futuro para a relação.

Quando solteiro, você rejeita a todos que considera banal, entrando e saindo de relacionamentos. Você vive fantasiando a pessoa ideal e só dá valor a quem está com você quando ela vai embora.

Em um relacionamento, sua mente projeta um mundo ideal e, insatisfeito com a pessoa, já começa a nutrir esperanças pela próxima. A expressão de sua decepção pode magoar a pessoa.

Conselho

Seu par perfeito tem que ser alguém que gerencie bem um relacionamento, que respeite o que você pensa e tente suprir seu ideal romântico. Valorize o esforço da pessoa e colabore com ela, expressando amor mais claramente e pegando mais leve com seus defeitos.

Ambiente de trabalho

Você considera importante ter personalidade própria e defender seus ideais. Criativo, até nas coisas mais banais encontra novos significados. Por outro lado, pode ser facilmente arrastado por seu lado temperamental e ansioso por lhe faltar organização e resiliência.

Conselho

Por seguir seu coração, você precisa planejar sua vida. Se não quiser ficar para trás, desenvolva habilidades que te sustentem enquanto busca seus sonhos.

Tipos correspondentes na Tipologia de Myers-Briggs

Faça aqui o teste da Tipologia Myers-Briggs

ISFJ, INFJ, ISFP, INFP, ENFP

Por estar em contato com suas emoções e seu eu interior, a arte e a produção criativa são áreas onde pode brilhar, como designer, escritor ou músico. Além disso, você é ótimo para ajudar as outras pessoas a descobrirem seus talentos, podendo assim se dar bem também em carreiras de atendimento ao público, como na área de saúde e educação. Psicólogo, nutricionista e professor universitário também são boas opções.

Relações sociais

Você complica tudo ao seu redor e vive contestando as pessoas, o que incomoda a elas. Perdido em pensamentos, você é inconsistente tanto no que faz quanto no que pensa. Por ser sarcástico, é considerado arrogante e cruel.

Conselho

Afastar as pessoas só te levará ao isolamento, por isso leve mais em consideração os sentimentos delas ao se expressar. Assim, quando as pessoas diferentes de você se sentirem respeitadas e reconhecidas, construirá relacionamentos sinceros e confiáveis.

Citação de uma pessoa famosa que pertence a esse tipo:

"A consciência é a bússola do homem" (Van Gogh)

Sua visão sobre as outras personalidades:

  • Tipo 1: são muito organizados e responsáveis, mas não suporto o perfeccionismo deles;
  • Tipo 2: são muito atenciosos comigo, mas eles amam todo mundo, não acho sincero;
  • Tipo 3: são pessoas de metas claras e garra para alcançá-las, mas não mostram seus sentimentos;
  • Tipo 5: são inteligentes, mas frios e distantes;
  • Tipo 6: são gentis, confiáveis e sinceros, mas não entendem meus sentimentos;
  • Tipo 7: são cheios de energia e engraçados, mas não levam o trabalho muito a sério;
  • Tipo 8: são pessoas que me fazem sentir seguro, mas não deixam que eu evolua;
  • Tipo 9: são respeitosos com o que penso, mas é difícil chegar a um denominador comum com eles.

Estados emocionais

  • Estado negativo: você fica solitário e deprimido;
  • Estado habitual: você evita lugares movimentados e afunda na auto-piedade;
  • Estado ideal: você interage bem com os outros, expressando seus verdadeiros sentimentos.

Caminho da perdição - Tipo 2

Criar a ilusão de ser amado

Quando está a sós com a outra pessoa, você cria uma atmosfera de dependência e vitimismo.

Caminho da salvação - Tipo 1

Viver de fato o momento

Quando você sai de sua bolha e segue seus princípios no mundo real, se reencontra assumindo novas responsabilidades. Assim conhecerá beleza sem igual e aprenderá coisas incríveis.

Tipo 5 - O Observador

Personalidade penso logo existo

Qualidades: você tem uma enorme curiosidade e quer aprender sobre tudo. Crítico por natureza, gosta de analisar e explorar as razões do mundo como um sábio e solitário espectador.

Defeitos: você evita as pessoas por ser defensivo e sentir prazer em ficar sozinho. Além disso, é tão obcecado por seus pensamentos que se torna auto-centrado e alheio aos outros.

Possível causa contar apenas consigo mesmo

Você era diferente dos demais quando criança e não exigia muita atenção de seus pais. Cresceu passando a maior parte do tempo escondido de sua família no quarto, por não confiar que seus pais pudessem te ajudar a ter sucesso. Adulto, é indiferente a sua família.

Relacionamentos amorosos

Você deseja um amor de verdade, mas tem medo de perder seu espaço pessoal. Sempre escondendo seus sentimentos, não consegue baixar a guarda.

Quando solteiro, vive sozinho e ignora todos a seu redor. É o tipo que mais tem dificuldade para iniciar um relacionamento íntimo.

Em um relacionamento, é reservado e mantém sua privacidade, não permitindo que a outra pessoa entre em seu mundo pessoal. Quando esse assunto é discutido, você evita seus gatilhos emocionais se isolando. Só quando o relacionamento chega ao fim é que dá valor às coisas boas da pessoa, mesmo assim, esquece tudo quando conhece outra pessoa.

Conselho

Seu par perfeito é alguém parecido com você, que admire seu intelecto e aceite como lida com seus sentimentos. Além disso, lembre-se de que a razão não pode substituir as emoções. Mesmo com alguém que te entenda é necessário investir tempo e esforço no relacionamento.

Ambiente de trabalho

No trabalho, você rapidamente domina todo o conhecimento teórico e encontra soluções inteligentes, o que logo te torna um expert. Por gostar de analisar diversos pontos de vista e pensar fora da caixa, é recompensado com resultados surpreendentes. Entretanto, por evitar trabalho em equipe se forna ainda menos sociável.

Conselho

Tente se encaixar à equipe e ter a cabeça mais aberta para o trabalho em grupo, não há problema nenhum nisso. Admire as qualidades alheias e tenha a humildade de aprender com os outros, você terá resultados ainda melhores do que trabalhando sozinho.

Tipos correspondentes na Tipologia de Myers-Briggs

Faça aqui o teste da Tipologia Myers-Briggs

INTP, INTJ, ISTP, ISTJ, INFP

Seu forte é lógica e análise, então sua área ideal seria em finanças ou na área de TI. Você consegue dominar rapidamente o uso de equipamento complexo, então a área de medicina também pode ser uma boa. Pode ser ainda engenheiro civil, técnico de eletrônica ou trabalhar com exames.

Relações sociais

Seus amigos só conhecem o lado de você com o qual eles interagem, por isso amigos de áreas diferentes nunca são apresentados. Selecionando quem vale a pena dar atenção, se envolve aos poucos.

Conselho

Preste atenção nas necessidades emocionais, tanto as suas quanto as dos outros, isso não é perda de tempo e vai te ajudar a viver melhor. Tome a iniciativa ao invés de esperar as pessoas virem até você, e diminua suas expectativas. Tente conversar sobre as coisas que interessam às pessoas.

Citação de uma pessoa famosa que pertence a esse tipo:

"Se não conseguir explicar uma coisa de forma simples, você ainda não a entendeu bem o bastante" (Albert Einstein)

Sua visão sobre as outras personalidades:

  • Tipo 1: são fiéis a seus princípios, mas se apegam a detalhes e não observam a coisa em sua totalidade;
  • Tipo 2: são tolerantes, o que me permite relaxar, mas são muito emocionais em seus relacionamentos;
  • Tipo 3: são pessoas com quem concordo em algumas coisas, mas não consigo acompanhar o raciocínio deles;
  • Tipo 4: são firmes em suas opiniões e gostam de propor novas ideias, mas a oscilação de humor deles me cansa;
  • Tipo 6: são leais e confiáveis, mas me fazem repetir a mesma coisa toda hora;
  • Tipo 7: são apaixonados e criativos, mas sempre me perturbam quando quero ficar sozinho;
  • Tipo 8: são justos e muito práticos, mas dominadores demais e não tem consideração pelos outros;
  • Tipo 9: são gentis e respeitam o que penso, mas não são bons para analisar e tomar decisão.

Estados emocionais

  • Estado negativo: você perde o contato com o mundo real e fica preso em seus questionamentos e pensamentos;
  • Estado habitual: você pensa muito e age pouco;
  • Estado ideal: você resolve problemas com seu vasto conhecimento.

Caminho da perdição - Tipo 7

Usar entretenimento como escapismo

Quando busca emoção, dedica muito a relações sem sentido. Assim, acaba se tornando mais antissociável para preservar sua capacidade de raciocínio.

Caminho da salvação - Tipo 8

Melhorar sua vida com ações

Quando superar o medo de não ser reconhecido e tomar coragem para dividir seu conhecimento, você encontrará o sucesso profissional.

Tipo 6 - O Desconfiado

Personalidade cético leal

Qualidades: você é muito cauteloso e sempre toma cuidado para não ter problemas. Por sempre se preparar para evitar riscos, é considerado pelas pessoas confiável e responsável.

Defeitos: você fica ansioso suspeitando de tudo como um risco. A causa disso é seu temor de ser prejudicado e se culpar por não ter evitado.

Possível causa não teve uma infância segura

Sua família era repleta de incertezas: pode ser que você tenha se mudado muitas vezes, que seus pais fossem temperamentais ou te punissem sem motivos. Você tinha que estar sempre alerta. Pode ser ainda que seus pais mentissem, fazendo com que você não sinta segurança em confiar nas pessoas.

Relacionamentos amorosos

Muito fiel num relacionamento, você não acredita que a outra pessoa possa ser tanto quanto você, por isso, sua constante suspeita pode provocar conflitos.

Quando solteiro, você tem medo de entrar em um relacionamento temendo que será magoado ou usado. Por isso teme que o relacionamento não acabará bem.

Em um relacionamento, você frequentemente o testa com o desconforto de suas preocupações. Mesmo depois de uma resposta firme, você continua a observar as ações da pessoa e buscar motivos nelas. Com o passar do tempo, a desconfiança leva o relacionamento ao fim.

Conselho

Nem mesmo a pessoa mais compreensiva do mundo suporta ser questionada o tempo todo, então se quiser construir uma relação íntima, estável e duradoura, confiança é a chave. Pare de suspeitar e acusar, confie no amor da outra pessoa e ela será leal a você. O diálogo franco evitará desgastes desnecessários.

Ambiente de trabalho

No trabalho você lida bem com problemas por já tê-los antevisto, e em tempos de crise mantém a calma e encontra soluções. Além disso, por sua lealdade e responsabilidade, é valorizado pelos mais experientes. Entretanto, suspeitar de tudo te faz hesitar, assim, costuma perder grandes oportunidades.

Conselho

Suspeitar de todos só porque no passado alguém te decepcionou só te isolará, se acalme, observe e foque mais no lado positivo delas. Não precisa estar sempre tomando cuidado com tudo, então avalie o risco conforme as prioridades. Mude seus hábitos de procrastinação, eles são frutos de sua indecisão.

Tipos correspondentes na Tipologia de Myers-Briggs

Faça aqui o teste da Tipologia Myers-Briggs

ISFJ, INFJ, ISTJ, ESTJ, ESFJ

Por ser precavido e detalhista, você é adequado a trabalhos que exigem prontidão, como segurança do trabalho, inspeção de qualidade ou auditoria, por exemplo. Além disso, posições com uma certa autoridade te são atraentes, algo como ser médico, professor ou fundar uma ONG.

Relações sociais

Você vive tentando adivinhar o verdadeiro motivo das pessoas quando interage com elas, e fica na defensiva. Por não se sentir seguro, deixa de ir a lugares e por proteção é obediente a figuras de autoridade. Sua responsabilidade e cautela são em muito fruto de seu medo de falhar.

Conselho

Trabalhe a sua confiança pessoal, não busque segurança nos outros e aceite os defeitos das pessoas. Todo mundo tem defeitos, então não retire as pessoas de sua vida só por conta disso. Foque no lado positivo delas e viverá uma vida mais simples, leve e feliz.

Citação de uma pessoa famosa que pertence a esse tipo:

"Se você conseguir fazer uma mulher rir, você consegue com que ela faça qualquer coisa" (Marilyn Monroe)

Sua visão sobre as outras personalidades:

  • Tipo 1: são pessoas que seguem seus princípios, mas me constrangeriam me criticando na frente dos outros;
  • Tipo 2: são zelosos comigo, mas por serem assim com todo mundo, não acho sincero;
  • Tipo 3: são encorajadores e me ajudam a ganhar confiança, mas mentiriam para manter sua imagem;
  • Tipo 4: são criativos, mas são temperamentais e me deixam inseguro;
  • Tipo 5: são fiéis à sua palavra, assim como eu, mas me veem como um fardo;
  • Tipo 7: são bons para me alegrar, mas são impacientes demais para me dar atenção;
  • Tipo 8: são confiantes e decididos, mas não tem noção do perigo e nunca pensam nas consequências;
  • Tipo 9: são calmos, mas por viverem em cima do muro são difíceis de entender.

Estados emocionais

  • Estado negativo: você é consumido pela ansiedade e aparenta ser convencido, mas a verdade é que te falta auto-estima;
  • Estado habitual: você deposita sua confiança nas autoridades por falta de confiança em si mesmo;
  • Estado ideal: você racionalmente avalia os riscos e segue seus objetivos.

Caminho da perdição - Tipo 3

Ver o mundo como inimigo

Quando duvida de si mesmo, se mascara com uma imagem falsa. Sua auto-estima diminui ainda mais e te torna defensivo se você não tem a aprovação dos demais.

Caminho da salvação - Tipo 9

Saber que o que não mata, fortalece

Quando superar a ansiedade e confiar em si mesmo e nos outros, você se tornará mais otimista, mente aberta e compassivo. Aí então será visto como um exemplo para os outros.

Tipo 7 - O Pioneiro

Personalidade caçador de prazer

Qualidades: você é otimista por natureza, curioso e busca a felicidade em primeiro lugar. Criativo, pensa fora da caixa e inspira os outros.

Defeitos: você teme pressão e evita os problemas e distrações da vida real escondendo seu vazio com uma aparência de estar tudo bem. O hábito de exagerar coisas boas a seu próprio respeito para se sentir mais confiante é fruto de sua baixa auto-estima.

Possível causa querer só as coisas boas

Mesmo com pais muito rigorosos, você fazia de tudo para se divertir para fugir da vida banal. Seletivamente, busca esquecer os momentos infelizes e evita os aspectos negativos de sua personalidade. Chegando à vida adulta, todas as suas recordações do passado são felizes.

Relacionamentos amorosos

Você é divertido, cheio de energia e conquista as pessoas compartilhando os bons acontecimentos de sua vida. Entretanto, não se permite envolver demais em um relacionamento.

Quando solteiro, busca emoção na novidade e intimidade com pessoas diferentes, mas não se envolve com nenhuma delas.

Em um relacionamento, você não quer ser limitado pela outra pessoa por temer que isso torne sua vida monótona. Em busca de emoção, ignora as necessidades da outra pessoa e ainda evita discussões por não gostar de conflitos, o que resulta em relacionamentos curtos e com pouco envolvimento.

Conselho

Seu par perfeito tem que ser alguém que admire como você lida com a vida, que te ensine a se doar, ser responsável e curtir as coisas simples. A vida não é feita apenas de alegria, portanto, é preciso enfrentar os momentos difíceis, negligenciar isso só piora a situação. Quando surgirem conflitos, tente se comunicar com a outra pessoa, isso fortalecerá o relacionamento.

Ambiente de trabalho

Você curte novidades e é bom em pensar diferente e é rápido em ambientes onde o tempo é corrido. Sempre trazendo ideias novas para a equipe, é difícil para você focar em uma coisa só ou seguir regras rígidas. Trabalho que requeira atenção a detalhes e precauções não são sua praia.

Conselho

Analise e tire conclusões, pense com mais profundidade nas coisas. Aprenda a persistir e levar o trabalho adiante até o fim, que você ficará surpreso com o que te aguarda lá! Aprenda a avaliar riscos que podem afetar o grupo e se planeje para prevenir problemas.

Tipos correspondentes na Tipologia de Myers-Briggs

Faça aqui o teste da Tipologia Myers-Briggs

ENFP, ENTP, ESFP, ESTP

Você é cheio de energia e muito sociável, se destacaria na prestação de serviços e consultoria. Recursos humanos, conselheiro e planejamento, por exemplo. Além disso, por ser criativo, se daria bem produzindo conteúdo para a internet, como artista ou designer.

Relações sociais

Você é sociável e tem interesses diversos, é aquele que sempre agita as sociais porque as pessoas se sentem relaxadas a seu lado. No entanto, como só quer saber de novidades, nunca se compromete com nada. Acaba que ninguém quer envolvimento com você, por você perder o interesse depois que enjoa das pessoas.

Conselho

Encare a realidade e não exagere suas habilidades, cumpra suas promessas e não queira tudo ao mesmo tempo, ou no final ficará sem nada. Os amigos que faz na farra não são confiáveis, fique alerta e se cuide.

Citação de uma pessoa famosa que pertence a esse tipo:

"Nunca queira para si mais do que oferece aos outros" (Elton John)

Sua visão sobre as outras personalidades:

  • Tipo 1: são atentos aos detalhes, ao contrário de mim, mas vivem reclamando de tudo e não curtem a vida;
  • Tipo 2: são apaixonados e suprem minhas necessidades, mas estão sempre tentando me mudar;
  • Tipo 3: são sociáveis, mas trabalham sem parar e só pensam em resultados;
  • Tipo 4: são de uma aura sensível que me atrai, mas são muito negativos e pessimistas;
  • Tipo 5: são admiráveis por sua sabedoria, mas são insociáveis e não gostam de se misturar;
  • Tipo 6: são confiáveis e responsáveis, mas se preocupam demais e me acham infantil;
  • Tipo 8: são valentes, mas são mandões e me dão ordens;
  • Tipo 9: são amigáveis e me dão liberdade, mas são indecisos e improdutivos.

Estados emocionais

  • Estado negativo: você curte a vida de forma irracional e sem limites;
  • Estado habitual: você age ansioso por emoção, mas desiste no meio do caminho;
  • Estado ideal: você se torna apaixonado e criativamente afiado.

Caminho da perdição - Tipo 1

Impor a si mesmo limitações

Quando tenta ser como os outros, se força a fazer o que não quer, e assim, se sente preso — e ainda mais ansioso. Se tornando ranzinza, perde seu otimismo.

Caminho da salvação - Tipo 5

Encontrar o ponto de equilíbrio

Quando direciona sua criatividade e enxerga os dois lados da moeda, sua paixão excita sua criatividade, seus pensamentos fazem maravilhas!

Tipo 8 - O Justo

Personalidade defensor da justiça

Qualidades: você é um guerreiro nato, tem força de vontade de sobra e adora enfrentar desafios. Com uma grande ambição pelo sucesso, quando coloca algo na cabeça, faz de tudo para aquilo acontecer.

Defeitos: você é autocentrado e tem necessidade de estar no controle. Extremista, se recusa a admitir suas falhas e fraquezas e julga no calor da emoção.

Possível causa ter que ser forte para mudar o destino

Durante a infância, você provavelmente foi tratado injustamente, passando a sempre confrontar autoridades. Aprendeu que para decidir seu próprio destino e proteger quem precisa de você, é preciso se tornar forte. Pode ser ainda que tenha sido inferiorizado como um fraco por seus pais, e agora precisa ser forte para agradar a eles.

Relacionamentos amorosos

Se por fora você é o centro das atenções, por dentro se sente sozinho, pois são poucas as pessoas que permite em seu mundo.

Quando solteiro, fica na defensiva e só se envolve depois que a pessoa se provar, com o tempo.

Em um relacionamento, se comporta como o maior protetor da outra pessoa, mas ao começar a se envolver, fica inseguro e preocupado em ser traído. O que te leva a se tornar ainda mais dominador. Basta um desentendimento para desencadear uma briga feia e a pessoa ser machucada por sua rispidez.

Conselho

Seu par perfeito é alguém gentil e receptivo, que compreenda sua forma de expressar seu amor. Alguém que proteja suas fraquezas e em quem você possa confiar totalmente. Tenha a humildade de admitir suas fraquezas e retribuir o amor e esforço dela. Nos conflitos, lembre-se de ficar calmo e não fazer nada que vá se arrepender depois.

Ambiente de trabalho

Em seu ambiente de trabalho, você tem os atributos de um líder e geralmente é quem toma as decisões. Consegue construir uma equipe e a motivar, gerir pessoas e atribuir tarefas conforme os talentos de cada um, liderando o grupo a um futuro melhor. Por outro lado, por ser muito direto e não medir palavras, é visto como dominador e pode fazer com que as pessoas não queiram te seguir.

Conselho

Quando os problemas surgirem, se acalme e não aja por impulso, antes de tomar qualquer decisão, primeiro ouça o que o outro lado tem a dizer. Reconheça suas falhas ou jamais poderá corrigí-las — isso não te fará menos poderoso, mas um líder mais sábio e confiável.

Tipos correspondentes na Tipologia de Myers-Briggs

Faça aqui o teste da Tipologia Myers-Briggs

ESTP, ENTP, ESTJ, ENTJ

Como alguém que gosta de ter o poder, você se daria bem em agências governamentais ou no serviço público, com gerenciamento, direção ou supervisão de projetos, por exemplo. Por ser ambicioso e enxergar a coisa como todo, poderia ser também consultor estratégico ou empreendedor.

Relações sociais

Saia da defensiva e nunca esconda sua admiração pelo talento alheio. Você faz de tudo para transformar inimigos em aliados e é generoso com seus amigos, passando muito tempo com eles. No entanto, sua necessidade de controlar tudo deixa as pessoas desconfortáveis a seu lado.

Conselho

Controle sua forma de expressar suas emoções e tenha em mente que uma pessoa não ser sua amiga não faz dela inimiga. Cuidado para não deixar seu desejo de controlar os outros interferir no seu plano, eles te seguirão por vontade própria se você for fiel a si mesmo. Seja racional ao julgar alguém, não é sábio fazer justiça com atos extremos.

Citação de uma pessoa famosa que pertence a esse tipo:

"Ganhamos a vida com o que recebemos, e ganhamos na vida com o que damos" (Winston Churchill)

Sua visão sobre as outras personalidades:

  • Tipo 1: são muito organizados, mas não sabem como as coisas funcionam;
  • Tipo 2: são ótimos para ajudar e estão sempre dispostos a se sacrificar, mas deveriam parar de se comprometer com os outros;
  • Tipo 3: são muito produtivos, mas não são espontâneos, são muito forçados;
  • Tipo 4: são rebeldes, mas não posso impedir eles de ferirem a si mesmos com emoções negativas;
  • Tipo 5: são ótimos planejadores, mas péssimos executores e sua frieza me incomoda;
  • Tipo 6: são dignos de confiança, mas não sabem lidar com riscos e são super protetores;
  • Tipo 7: são animados e interessantes, mas insubordinados;
  • Tipo 9: são simpáticos por fora, mas teimosos por dentro e muito passivos.

Estados emocionais

  • Estado negativo: você ataca a tudo e a todos a seu redor, o que te torna autodestrutivo;
  • Estado habitual: você não considera os sentimentos das pessoas e age por impulso;
  • Estado ideal: você tem uma direção clara a seguir e conduz as pessoas a ela.

Caminho da perdição - Tipo 5

Ser um estrategista solitário

Quando trama contra os outros para proteger sua autoridade, você se torna um invejoso. Sempre que deixa seu círculo social, sua mente é sugada pelo medo e pela solidão.

Caminho da salvação - Tipo 2

Abrir a mente

Quando parar de tentar obrigar as pessoas a te obedecerem por medo, use sua autoridade para ajudar os outros. Conforme fizer o bem, você conquistará as pessoas naturalmente.

Tipo 9 - O Conciliador

Personalidade amigável apaziguador

Qualidades: você é ótimo ouvinte por sua empatia, e é tão bom em entender as pessoas que consegue combinar o desejo delas com o seu próprio. Atendendo aos pedidos das pessoas, segue seus próprios ideais.

Defeitos: você deixa de lado suas necessidades para evitar conflitos com os outros. Com o tempo, se torna indeciso, sem opinião própria e não sabe como agir diante de um problema. Assim, é considerado sem graça pelas pessoas e perde o interesse delas.

Possível causa ceder para não ser deixado

Quando criança, você pode ter crescido em meio a dois lados em constante conflito. Talvez tenha sido rejeitado por ser o que você é e cresceu se sentindo um inútil. Você se blindou descobrindo uma forma pacífica de lidar com os conflitos, mas pouco a pouco, esconde seu verdadeiro eu e se deixa levar pelos outros.

Relacionamentos amorosos

Você é uma pessoa generosa e atenciosa que oferece sempre seu lado amoroso à outra pessoa, e ainda dá a ela toda a liberdade do mundo.

Quando solteiro, teme relacionamentos devido a más experiências passadas, sentindo que será ferido novamente se deixar se envolver.

Em um relacionamento, coloca a outra pessoa no centro de sua vida e faz de tudo por ela para evitar conflitos. Então, se ela não te compreender bem, pode considerar a sua generosidade um fardo. Além disso, você está tão acostumado a se retrair que guarda todos os seus receios para si, se isolando e fazendo a pessoa ir embora.

Conselho

Seu par perfeito seria alguém que te respeitasse, amasse e protegesse, te encorajando a expressar seus desejos, apreciando e tentando retribuir sua generosidade. No entanto, você teme que sua vida seja tão banal que a outra pessoa perca o interesse. Tome a iniciativa e proponha algo para tornar as coisas mais divertidas e manter o relacionamento vivo.

Ambiente de trabalho

Você evita competir ou se indispor como resultado do seu desejo de manter a harmonia, sempre encontra um denominador comum entre as vontades de todo mundo. Em momentos de crise, busca ajudar as pessoas a trabalharem juntas.

Conselho

Expresse suas opiniões, se desentender com alguém hoje pode te poupar muito tempo e aborrecimento lá na frente. Em momentos de conflito, use seu julgamento lógico, não tente agradar às pessoas. Além disso, planeje sua agenda e pare de procrastinar para ser mais produtivo.

Tipos correspondentes na Tipologia de Myers-Briggs

Faça aqui o teste da Tipologia Myers-Briggs

INFP, INFJ, ISFP, ESFP

Você tem ótimas habilidades para lidar com as pessoas, o que é muito útil em áreas de trabalhar com público, como comunicação social, mediador e recursos humanos. Além disso, em um ambiente corporativo pode se sair bem como secretário ou porta-voz.

Relações sociais

Você tem uma imensa empatia e sempre ouve e compreende as pessoas, por isso muitos te consideram um grande amigo. Entretanto, para evitar conflitos, sempre coloca a vontade dos outros em primeiro lugar e negligencia as suas próprias. Por conta disso, se sente perdido e sozinho, ainda mais quando deixa seus verdadeiros amigos de lado por seus compromissos sociais.

Conselho

Ninguém agrada a todo mundo, então é melhor ser você mesmo. Tenha coragem de dizer não e nunca faça o que não quer pelos outros, só assim impedirá as pessoas de te usarem por ser muito bonzinho. Respeite a si mesmo e as pessoas te respeitarão, aí então será mais feliz e descontraído.

Citação de uma pessoa famosa que pertence a esse tipo:

"A melhor forma de prever seu futuro é criá-lo" (Abraham Lincoln)

Sua visão sobre as outras personalidades:

  • Tipo 1: são muito organizados e praticam o que pregam, mas não suportam imperfeições;
  • Tipo 2: são atenciosos com minhas necessidades, mas me sacrificariam a pedido de outra pessoa;
  • Tipo 3: são solícitos em me ajudar a atingir minhas metas, mas são tão tensos que me deixam nervoso;
  • Tipo 4: são conquistadores, mas não suporto o drama deles;
  • Tipo 5: são talentosos, mas são ainda piores que eu na hora de executar;
  • Tipo 6: são farejadores de riscos, mas suspeitam de tudo e só acreditam vendo;
  • Tipo 7: são curiosos e aventureiros, mas lidam muito mal com a pressão;
  • Tipo 8: são obstinados e cheios de energia, mas são teimosos e temperamentais.

Estados emocionais

  • Estado negativo: você vive em uma bolha desconectada da realidade;
  • Estado habitual: você é incapaz de lidar com a realidade e usa de escapismos em troca de paz;
  • Estado ideal: você é otimista e tranquilo em todas as situações.

Caminho da perdição - Tipo 6

Ficar no silêncio da dúvida

Quando quer evitar conflitos, você agrada aos outros e duvida de si mesmo. Se alguém romper a paz, tudo aquilo que reprime explode — e isso te machuca.

Caminho da salvação - Tipo 3

Desenvolver seus talentos

Quando perceber que se deixar levar pelos outros não acaba com conflitos, perderá o medo de ser você mesmo e poderá levar uma vida positiva. Além disso, um coração tranquilo aumenta seu poder de atração.

Para ver como outras pessoas foram neste teste, siga nossa página no Facebook

Tente novamente